A Alloha Fibra acaba de concluir um processo de integração e padronização tecnológica. Com o apoio da SPS Group, a companhia adotou o SAP Business One e o Aster.
Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa tem atuação em todo país, e está presente em 864 cidades brasileiras e em 22 estados, reunindo 1,6 milhão de clientes. A companhia conta, ainda, com 10 empresas adquiridas, sendo: Sumicity, Click Telecom, Giga+ Fibra, Univox Fibra, VIP Telecom, Niu Fibra, Ligue Telecom, Mob Telecom, Wire e Atex.
Com a expansão das operações, a empresa passou a enfrentar desafios de controle e governança na gestão de contratos. Isso porque, antes, cada empresa do grupo tinha sua instalação própria, o que elevava o tempo na execução de tarefas que demoravam dias para serem feitas.
Diante disso, a companhia decidiu padronizar as operações. Para isso, todas as integrações legadas foram atualizadas e refeitas, com foco em performance e governança para a construção de uma arquitetura tecnológica. Com isso, a empresa passou a contar com uma base tecnológica mais estável e preparada para futuras expansões, como explica Bruno Lazarini, gerente executivo da Alloha. “A transformação digital da Alloha Fibra teve como foco principal a eficiência operacional e a padronização de processos, sempre alinhada ao negócio e às necessidades dos nossos clientes internos”, diz.
O projeto ainda contou com a unificação das empresas adquiridas, que foram incorporadas ao ambiente SAP Business One. Dentre elas, a Atex teve o tempo recorde de um mês de implementação. A unificação promoveu sinergia entre as áreas fiscal, contábil, estoque, compras, financeiro, faturamento e, inclusive, de sistemas de gestão jurídica.
A fim de organizar ainda mais os processos, a Alloha também adotou o Portal Aster, para apoiar aprovações e a administração de processos do ERP SAP, centralizando tarefas como a aprovação e administração de solicitação e pedido de compras, gestão de contratos como aditivo e medição, reembolso de despesas e adiantamento, e gestão na devolução de valores ao cliente, garantindo mais agilidade no processo de alçada e aprovação. Na prática, a ferramenta contribuiu para redução de custos, aumento de produtividade e maior aderência às políticas de compliance da companhia.
Devido a complexidade do projeto, a execução dos trabalhos teve início em 2023, e sua conclusão em 2025, sendo toda jornada liderada pela SPS Group. “Durante todo o processo de unificação, tivemos a convicção de que fizemos a escolha certa. O sentimento de dono transmitido pela consultoria desde o primeiro encontro foi indispensável para atingirmos os resultados com êxito e, principalmente, dentro do prazo, o que contribuiu para termos ainda mais confiança”, comenta Lazarini.
Essa jornada foi motivo de orgulho para Milton Ribeiro, Co-CEO da SPS Group. “A parceria que tivemos com a Alloha foi crucial para superarmos os desafios do negócio. Ao integramos o uso do SAP Business One e o Aster, pudemos expandir o core e fugir do tradicional, explorando funcionalidades e melhorando a performance do ERP, dada a volumetria de demandas da empresa. Nos sentimos honrados pela confiança do cliente e, sobretudo, satisfeitos em termos contribuído com os resultados conquistados”, enfatiza.
Após a conclusão da padronização das operações, a Alloha vislumbra importantes ganhos. Entre os resultados, se destaca a redução em 30% dos custos de licenças ao mês e o fechamento de folhas de pagamento que, antes, levavam 36h, e passaram a serem feitas em 3h. Além disso, a empresa obteve maior controle e governança dos processos, otimização de recursos e melhoria no tempo de resposta ao negócio.
A Alloha tem como meta expandir ainda mais as operações. “A nossa jornada de unificação ajuda a comprovar como a TI estratégica pode ser a base para o crescimento sustentável e para a criação de uma operação cada vez mais eficiente, integrada e focada nos clientes. Agora, queremos agregar ainda mais funcionalidades nas soluções adotadas, visando potencializar, de forma contínua, o nosso desempenho e expansão”, finaliza o gerente executivo.
Fonte: InformaMídia via Portal ERP.
