O RMM (Remote Monitoring and Management ou Monitoramento e Gerenciamento Remoto), é uma tecnologia que permite à equipe de TI da sua empresa acompanhar, proteger e atualizar sistemas e dispositivos de forma remota.
Com essa solução, é possível aplicar patches, automatizar tarefas e resolver problemas com mais agilidade, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
Nesse artigo você vai saber como o RMM funciona, quais as vantagens dessa ferramenta para o seu negócio e como ela ajuda as equipes de TI a superar os desafios. Além disso, você vai conhecer as duas novas funcionalidades, baseadas em IA, do Acronis RMM. Boa leitura!
O que é uma ferramenta de RMM (Remote Monitoring and Management)?
O avanço da tecnologia oferece possibilidades para otimizar tempo e custo, como os bancos digitais que eliminam filas e permitem transferências, pagamentos e investimentos em poucos cliques. Temos também a alternativa de realizar compras online, que permite ao cliente comparar preços e receber tudo em casa, reduzindo deslocamentos e gastos extras.
Até aqui você já deve ter pensado em mais situações em que a tecnologia te ajuda a realizar atividades burocráticas e repetitivas de forma remota, te oferecendo mais tempo para focar no que realmente importa.
O RMM (Remote Monitoring and Management ou Monitoramento e Gerenciamento Remoto) é uma dessas possibilidades que oferece benefícios, especificamente, para a gestão de infraestrutura de TI nas empresas.
A ferramenta tem a capacidade de facilitar o controle remoto de computadores, servidores e dispositivos, promovendo a segurança das operações e a automação de processos críticos, o que resulta em maior produtividade, menor tempo gasto com intervenções manuais e redução significativa de erros de implantação de software.
O Remote Monitoring and Management da Acronis, por exemplo, atua como uma plataforma unificada que monitora e gerencia de forma remota e segura a infraestrutura de TI de cada cliente. A solução opera por meio de um agente instalado nos dispositivos gerenciados, conectado a um console central onde técnicos e MSPs (provedores de serviços gerenciados) podem controlar operações e proteger sistemas remotamente.
Como funciona o Acronis RMM:
- Usa um único console integrado que unifica a segurança cibernética (backup, antivírus, EDR, detecção e resposta), o monitoramento e gerenciamento remoto.
- O agente instalado nos dispositivos coleta dados, detecta vulnerabilidades, monitora hardware e software, e aplica patches.
- Controla remotamente dispositivos com área de trabalho remota segura e comunicação direta entre técnico e usuário.
- Automatiza tarefas com inteligência artificial, como scripts assistidos por IA, deploy inteligente de software e priorização de patches via pontuação de estabilidade baseada em inteligência artificial.
- Fornece monitoramento baseado em machine learning para detectar anomalias que indicam falhas iminentes ou ataques.
- Integra a gestão do Microsoft 365, monitorando a postura de segurança e gerenciando usuários.
Conheça os recursos e benefícios específicos do RMM da Acronis
Projetado para modernizar e simplificar a gestão de TI e segurança, garantindo uma prestação de serviço mais segura, automática e escalável, o RMM da Acronis se destaca no mercado por oferecer recursos e benefícios específicos.
Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre eles, confira!
➡️ Recursos específicos do RMM da Acronis:
- Gestão de ativos com inventário automatizado de hardware/software e rastreamento por geolocalização.
- Avaliações de vulnerabilidades alinhadas a padrões como NIST para segurança em ciclo completo.
- Gerenciamento de patches com aplicação segura e backup automático pré-patch para evitar falhas.
- Monitoramento contínuo do estado dos dispositivos, incluindo discos rígidos e software antimalware/firewall.
- Automação avançada de fluxos de trabalho para reduzir carga dos técnicos.
- Ferramentas nativas de segurança, como integração direta com Acronis EDR/XDR para resposta rápida a incidentes.
- Copilot para implantação de software que reduz erros ao automatizar comandos de instalação e desinstalação.
- Suporte remoto integrado com chat para resolver problemas rapidamente.
- Consolidação de faturamento e gestão de tickets para simplificar operações dos MSPs.
➡️ Principais benefícios do RMM da Acronis:
- Redução significativa do tempo e esforço para monitorar, proteger e manter a infraestrutura dos clientes.
- Mitigação de riscos com backup automático antes da aplicação de patches e automação inteligente para evitar falhas.
- Melhora da postura de segurança com avaliações constantes e resposta a ameaças integrada.
- Aumento da eficiência operacional com automação orientada por IA e consolidação de várias ferramentas em uma só plataforma.
- Escalabilidade segura para os MSPs (Managed Service Provider) atenderem mais clientes sem aumentar significativamente a equipe ou os custos.
- Maior agilidade para resolução de problemas com acesso remoto seguro, comunicação direta e ações rápidas.
Além de todos esses recursos e benefícios, o Monitoramento e Gerenciamento Remoto da Acronis conta agora com duas novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial:
1 – Pontuação de estabilidade de patches via IA: usa dados globais e feedbacks para classificar os patches em categorias de risco, permitindo priorizar e automatizar decisões de atualização com menor risco de falhas.
2- Copilot para a configuração de implantações de softwares: automatiza a configuração de pacotes de software, gerando comandos de instalação e desinstalação, além de códigos de retorno, reduzindo erros e acelerando as implantações.
O RMM da Acronis vai além do monitoramento remoto e garante segurança, eficiência e escalabilidade para a gestão de TI. Ao investir nessa ferramenta, seu negócio conta com recursos inteligentes, incluindo as novas funções baseadas em inteligência artificial, resultando em agilidade, redução de custos e mitigação de falhas que podem comprometer operações críticas.